Saldo e extrato FGTS só pode ser obtido com o cartão do cidadão. Para ter acesso ao cartão do Cidadão é preciso estar cadastrado no PIS ou PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), no NIS (Número de Inscrição Social) ou no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador). Os dados cadastrais e o endereço precisam ser atualizados e validados perante a Caixa. Caso já tenha outro cartão que se refira os programa de transferência de renda, como do Bolsa Família, por exemplo, o cartão não será emitido. Todos os cartões tem a mesma função que é a consulta e recebimento de benefícios sociais.

Com o Cartão do Cidadão é possível consultar saldo e extrato do FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, assim como o saldo de cotas do PIS, Programa de Integração Social, pode também fazer saques na conta vinculada ao Fundo. Também pode, se tiver direito, receber benefícios que se refiram aos programa de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Bolsa Escola, abono salarial, rendimentos do PIS e seguro desemprego. Também é possível consultar saldo e extrato dos recursos do FGTS. O cartão é destinado a todos os trabalhadores brasileiros.

O cartão oferta segurança pois usa senha pessoal para identificação, além da conveniência de ser usado em todas as agências da Caixa, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Para solicitar o cartão é possível ligar de graça para 0800 726 0101, tendo a mão o número do PIS ou pode ir pessoalmente a qualquer agência da Caixa.