Extrato do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) tem mais de um. O Extrato de Pagamentos ou Contracheque, para conseguir pela internet é preciso do número do benefício sem pontos ou barras, da data de nascimento com quatro algarismos no ano, o nome do beneficiários e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) sem pontos traço ou barras.

E então é necessário digitar quatro caracteres de verificação, um procedimento para ajudar a evitar que o site seja usado por consultar automáticas, o que prejudicaria o funcionamento. É possível trocar os quatro caracteres de verificação se tiver algum problema com eles. Então se clica em consulta e se visualiza o mais recente. O INSS só disponibiliza o extrato de pagamento mais novo. O acesso é mais bem feito através dos navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox, usuários do Google Chrome podem encontrar problemas de acesso.

Para servidores da Aeronáutica, há o site da Subdiretoria de Pagamento de Pessoal (SDPP). É possível acessar o contracheque informado o usuário, que é o número do SARAM e a senha que veio junto com um contracheque de janeiro de dois mil e sete. Se não tiver, é só pedir outra, que virá no próximo contracheque que for recebido em domicílio.

Além do SARAM e da senha, é preciso digitar quatro caracteres de verificação. Depois do acesso, é só escolher o mês de referência para ter o acesso. O contracheque disponibilizado na internet é mais para conferência, ele continua chegando todos os meses pelo correio, então é importante manter o endereço atualizado.